15/07 – Concentração e Aniversário Cristiane

 

Pad. Roberto Corrente e Mad. Albertina Corrente - patronos da Igreja Céu do Cerrado.
Pad. Roberto Corrente e Mad. Albertina Corrente – patronos da Igreja Céu do Cerrado.

Informamos que nessa sexta-feira, dia 15 de julho, às 20 horas, teremos uma concentração especial.

Cantaremos o Hinário Sete Estrelas, do Pad. Roberto Corrente, em homenagem ao aniversário de nossa Madrinha Cristiane Gaiger Ferreira.

Segue link com os áudios do hinário:

https://drive.google.com/open?id=0B9eWbkHUjR5RQ1JjcF9Ea0k0ajg

Link do hinário em PDF:

https://drive.google.com/open?id=0B2N2KYKvlUPPN0hqTEVvdXQ5dUE

Passagem Mestre Irineu

No dia 6 de julho de 1971, às 9:00 da manhã, Raimundo Irineu Serra, o Mestre Irineu, o grande fundador da Doutrina do Santo Daime fez sua passagem aos 79 anos de vida. A notícia de seu falecimento parou a cidade de Rio Branco. O Governador do Estado divulgou nota oficial de pesar. O corpo do Mestre, de farda branca, foi colocado no centro da sede. Durante o restante do dia e por toda a noite foram cantados os hinários principais da Doutrina.

Mestre_velorio

Ao amanhecer, depois de longos discursos de autoridades, o caixão, coberto com a bandeira brasileira foi carregado por seus companheiros. Diante dos seguidores perfilados, cantando seus Novos Hinos, o Mestre seguiu para sua última morada  No caminho foi acompanhado pela banda da policia militar, em toque fúnebre. A morada final, escolhida pelo próprio Mestre, ficava vizinha a casa de Leôncio Gomes da Silva.

Mestre_velorio_comitiva

Fonte: http://www.santodaime.org/

Normas da Igreja

Olá!
Você está chegando ao Chave de São Pedro, Igreja Paulo Alexandre Cardoso; Igreja Centro de Harmonia, Amor, Verdade Espiritual- C.H.A.V.E. .
Significa que você já bebeu ou irá beber o Santo Daime com a gente pela primeira vez, certo? Assim como em todas as casas espiritualistas que você encontrar, seja Igrejas católicas, espíritas, ou não, há regras, normas de conduta e informações para que você possa usufruir os benefícios da doutrina e desta casa e, com isto, alcançar a cura almejada ou aquilo que viestes buscar aqui no Santo Daime.
Este é o objetivo destas instruções. É importante lembrar que há outras Igrejas, Centros ou Casas de Cura que oferecem esta bebida, seja com o nome de Santo Daime ou outros. As que seguem a doutrina do Santo Daime procuram ter uma norma no ritual a qual nos é “ensinada” na sua origem, na sede, no Céu do Mapiá. No entanto, cada local de distribuição, tem também suas normas internas às quais desejamos que, você, nosso novo amigo, possa estar ciente e fazer parte da nossa corrente com esta consciência. Sabemos que em outros locais certas normas não são seguidas e pedimos sua compreensão para que possa escolher qual o melhor estudo a ser desenvolvido. Você está entrando numa Escola Espiritual onde é desenvolvido o Estudo da Doutrina do Santo Daime na linha do Mestre Raimundo Irineu Serra e do Padrinho Sebastião Mota de Melo e sua esposa Madrinha Rita Gregório de Melo, hoje representados por Walfredo Gregório de Melo, Padrinho Alfredo. Como todas as outras escolas, esta, possuí início, meio e fim. Busque conhecer da melhor forma possível o “currículo” de cada Igreja e farde-se a fim de ser nosso irmão e entrar para o Batalhão de Juramidam e da Rainha da Floresta.
Grata pela atenção e boa leitura!
Bom Dia!!
Aqui no Chave temos a consciência da grande comunidade Universal em que vivemos, sabemos e respeitamos a filosofia do Padrinho Sebastião de formar comunidades, onde os irmãos possam conviver num novo sistema organizacional firmado na Nova Jerusalém. Será que uma destas comunidades pode ser a cidade de Porto Alegre? Assim esperamos! E acreditamos, também, que possa ser o Rio Grande do Sul, o Brasil e por que não o planeta. Todos que quiserem constituir suas residências próximas à Igreja são bem vindos e terão parcerias, no entanto nosso objetivo inicial é firmar o Trabalho Espiritual e o espaço destinado a Igreja.
Nos reunimos em nossos trabalhos espirituais (calendário ), em mutirões(todos os sábados ou domingos ou o dia em que você disponibilizará para zelar por esta Igreja e por este local), em nossas casas não deixando de ter um convívio próximo e amigável.
Já participou de nossa reunião inicial? O que sabe sobre nossa doutrina? É importante que procure se informar. Vale a viagem a Amazônia; conhecer a floresta e a fonte desta luz.
O Santo Daime é uma bebida de consciência e, assim como eu aprendo, você também aprende, pois ouve os hinos e, os ensinamentos estão todos lá. É certo que há os que não querem ouvir, assim como os que não querem ver e também têm aqueles que querem ver e ouvir e quem sabe até sentir pelo outro. Vamos respeitar todos. Respeitar significa saber até onde posso julgar e fazer de minhas crenças pessoais às Universais, ter propriedade. Pedimos que você se permita conhecer a doutrina através do seu auto-conhecimento. Na primeira vez que você vier aqui estará curioso e fará o Trabalho que chamo de “Sol”. Conhecerás a luz, o externo, a doutrina, as pessoas, poderá inclusive não sentir o Santo Daime ou ficar extremamente enjoado e desconfortável; mesmo assim você terá que permanecer no salão (poderá ir ao banheiro ou fazer limpeza no terreiro), até o término do Trabalho ao qual se propuseste conhecer. Pedimos que não cruze os braços, nem pernas e nem troque seu pensamento ou olhares, devemos falar somente o necessário para o bom andamento do trabalho, viemos aqui para cantar e os toques devem ser de acordo com a necessidade, em princípio as energias não devem se misturar durante o trabalho, a luz é compartilhada por todos. É que estamos fazendo um trabalho de corrente e é importante que seu lugar esteja ocupado por seu aparelho, precisamos da sua participação e cooperação para que o Trabalho “suba”. Quanto mais presentes, em nós mesmos, estivermos, concentrados e cantando sem julgamento, melhor será a energia produzida por nós. O Trabalho é realizado por quem está presente no momento e, somente estes, são responsáveis pelo que se desenvolve, pelo estudo oferecido. Pedimos sua compreensão para que guarde os ensinamentos que receber para si e os ponha em prática, pois só assim estarás realmente praticando e ajudando a corrente a se desenvolver. Queres doutrinar alguém, busque conhecer os hinos e os hinários e poderás cantar e chamar pelo hino o qual representa sua mensagem, certamente haverá um! Lembre-se você está apenas iniciando sua jornada. Dê-se o tempo necessário para conhecer e escolher seu caminho. O Mestre pede que sejam cumpridas as Concentrações e datas festivas, Calendário Oficial da doutrina. Para você receber a estrela, se fardar é pedido que cumpras com pelo menos três Hinários oficiais e recomendamos que você se farde em uma data oficial para que possas comemorar junto com seus irmãos de farda e sempre poder consagrar a bebida nesta data. Somos flexíveis pois há pessoas que “recebem” que devem se fardar no dia Y e porquê discutir ou criar caso? Pode ser uma vontade e respeitamos algumas vontades, dentro do possível. Qual o critério? Temos um Conselho Doutrinário o qual se reúne a fim de trazer confiança e seriedade para o nosso trabalho, levando sempre em consideração o Sacramento e a Doutrina.
Você deve ter observado que estamos uniformizados, camisa branca, gravata azul e calça azul, os sapatos podem ser azul marinho ou pretos. As mulheres tênis azul, meia branca, saia plissada azul marinho, camisa branca com o bolso com o emblema da Rainha da Floresta e gravata borboleta azul. Este é a Farda Azul, Também possuímos a Farda Branca a qual é vestida em datas comemorativas, Hinários oficiais. Como nas Escolas este é o melhor procedimento para estarmos iguais, pelo menos por fora! Cada um com o seu perfume e estilo e vestindo a mesma camiseta, entende?! Assim pedimos que procures observar os tons e roupas que usas para vir ao Trabalho espiritual. As mulheres devem vestir saia e os homens calças. A camisa, camiseta que for usada deve ser de manga e não de alça. Pedimos que o vermelho e o preto sejam evitados por serem cores de grande “atenção”, uma chamativa e nosso objetivo é concentrar e olharmos para dentro sem perceber se a roupa é da moda ou de marca e a cor preta por sugar toda a energia à volta e ser fechada para um trabalho de luz. Caso necessite de casaco ou manta procure utilizar o mesmo critério para a roupa, nada muito chamativo, nem preto, nem vermelho. Lembre-se que você pode ter frio mesmo sendo época de calor.
Somos um Sincretismo Religioso, no entanto rezamos o Pai Nosso, Ave Maria e outras preces, pedimos que todos façam o sinal da cruz antes da abertura do Trabalho, antes de consagrar a bebida e depois de consagra-la, durante o trabalho, em hinos específicos e no final do trabalho. Mesmo nas “Giras” (Trabalho específico), entendemos que se trata de uma segurança a qual estamos firmados ao Céu do Mapiá.
Esta bebida nos dá reações físicas, emocionais, espirituais independente de sua crença, filosofia, ou religião, permita-se sentir, perceber suas reações sem julga-las ou pensar a respeito, você terá bastante tempo para fazer isto depois do Trabalho, neste momento o importante é estar Consciente de si, do agora, da bebida sagrada a qual invoca a cura em diversos níveis, encontre o seu, mesmo que seja observar sua respiração, lembre-se de respirar. Ao terminar o trabalho você lembrará de tudo e estará se sentindo bem.
O primeiro despacho (quando o Santo Daime é servido) é obrigatório e deve ser tomada a quantidade indicada pelo despachante, salvo casos específicos (fale com a(o) fiscal ou com os dirigentes, caso tome algum medicamento é aconselhável se informar com a direção da casa para ver a viabilidade da participação no trabalho. Apenas nos responsabilizamos por aqueles que participaram da Reunião Inicial e preencheram o cadastro indicando uso de medicamento ou alguma doença previamente diagnosticada, neste caso uma anamnese, também, será preenchida e um Termo de Responsabilidade). Nosso objetivo é proteger você de você mesmo, pois como dizemos este é um caminho sem volta dentro do conhecimento espiritual e acabamos por nos responsabilizar por nossas escolhas, inclusive de estar saudável ou doente e temos ótimos zeladores, irmão, amigos, profissionais dispostos a ajudar no que for preciso para que possa seguir sua jornada sem agressão ao teu organismo e com a devida precaução médica, caso necessário. Confiamos em nosso sacramento pelas inúmeras experiências já realizadas e pesquisas. Nossos filhos beberam o Santo Daime desde a gestação, nasceram sob força deste sacramento e ainda em seu desenvolvimento participam de nossos rituais e consagram o chá, sempre com a autorização dos pais e prezando pela vida escolar, familiar e social que toda criança, jovem tem direito. Caso queira trazer seu filho(a) preencha o termo de responsabilidade e ele e/ou ela serão bem vindos. Também seus familiares e amigos serão bem vindos, no entanto lembre-se que ficamos maravilhados acreditando que esta bebida é para todos, temos total razão, no entanto nem todos são para ela e podem não estar preparados para este caminho, não ser o seu tempo como é o seu. Anime-se pois quanto mais dentro da doutrina estiver melhor estará pondo em prática os ensinamentos dela e as pessoas notarão por elas próprias as mudanças ocorridas, as transformações e elas também poderão escolher assim como você fez, sem ninguém obriga-lo a nada veio por livre e espontânea vontade. E poderá ir embora assim que o trabalho encerrar.
Só quem pode falar durante o trabalho é o dirigente ou aquele indicado por ele. Os demais devem cantar quando for hora e concentrar quando solicitado. Caso tenha necessidade de falar procure um fiscal e veja se este pode solucionar seu problema e volto a lembrar que durante o trabalho não há problema, pois você só poderá resolve-lo quando sair do momento presente e lá você estará no trabalho até sua finalização, sem pensar, sem julgar, apenas sendo.Você pode se ausentar do salão por 3 hinos, é o tempo suficiente para uma limpeza ou ida ao banheiro ou mesmo “pegar um ar”, você poderá estar pegando muito mais que um simples ar. No banheiro é onde deixamos o que não nos é mais útil, então para que ficar tempo por lá? O Terreiro é onde as almas sofredoras que buscam a luz estão. E, rezando você pode ajuda-la a compreender onde está e como é, ou você pode se identificar e passar a sentir coisas que nem imaginava sentir ou reforçar outras desnecessárias no momento do trabalho, na medida que estarás refletindo ou apreciando a vida, estamos num trabalho espiritual onde tudo acontece em nós e através de nós. Somos flexíveis quanto à “passeios” e querer se deitar, caso este seja seu caso, fale com o fiscal. Mulheres falam com a fiscal feminina e homens com o masculino. No entanto, nosso ritual é sentado com a espinha ereta, ou bailando. É sempre educado informar ao fiscal aonde vamos ao sair da Igreja. Sugerimos não beber muita água durante o trabalho, pois passamos um bom tempo secando a água do nosso sacramento e durante o trabalho esta mistura poderá acarretar em maior enjôo, molhe a boca e cuspa a água ou beba pequenos goles, apenas para alimentar as células.
Informe-se se há Hinários (caderno com a letra dos hinos) a disposição ou à venda para que facilite o seu cantar durante o trabalho. Caso não haja, não se desespere, pois os caboclos da floresta, muitos, não sabem ainda hoje ler e cantam os ensinamentos perfeitamente bem, pois têm a Memória Divina e é assim que devemos aprender para que mais profundo fique o encontro com a gente, cantamos com a alma, com o coração e não mais com o sentido visual, este estará voltado para novas percepções na sua evolução. Estude e perceba que seus trabalhos terão maior facilidade e conhecimento.
O segundo trabalho que você fará, caso se permita seguir aquele conselho da vovó de experimentar por 3x para saber se gostou; será a Lua. Princípio feminino onde você já sabe a força da bebida, já tem mais confiança nas pessoas e poderá ir para dentro, para o inconsciente buscar visões, mirações e viajar com a bebida, é o conhecimento em si. E a terceira vez será a Estrela que você já saberá como é dentro e fora, o masculino e o feminino e poderá unir estas forças dentro de si, sabendo que uma vez não é igual a outra, assim quando entramos em um rio para nos banhar, será sempre diferente e você poderá escolher se vai querer vivenciar esta experiência mais vezes. Aí então leia o próximo capítulo, requisitando-o na secretaria. Um bom Trabalho espero ter esclarecido suas dúvidas e caso ainda queira conversar estamos a sua disposição. Grata pela sua atenção.

Cristiane Gaiger Ferreira

26/05 – Mesa Branca de Cura

MesaBranca

Neste dia 26/05/2016 teremos nosso trabalho de Mesa Branca de Cura, 10hs da manhã, aberto a todos os interessados.
O trabalho de Mesa Branca surge tempos depois, concebido por Alfredo e um grupo de lideranças. Muitos estudos de outras linhas espirituais vinham sendo realizados por diversos grupos separadamente, sem uma unidade ritualística. A Mesa Branca, foi elaborada para reunir todas estas células num mesmo corpo. É um trabalho de caráter mais aberto, que dá certa liberdade, para quem o dirige, de conduzi-lo para o tipo de estudo que julga conveniente. Assim, caso o dirigente da sessão assim o queira, existe espaço para que se cante curimbas de umbanda, para realização de leituras e preces diversas.

Aniversário Chave de São Pedro – 15/03

10394653_10205813191593631_5791708242748797920_n

Neste dia 15 de Março, às 20h, comemoraremos o aniversário de 22 anos de nossa casa cantando no trabalho de concentração o hinário Sois Baliza, do Sr. Germano Guilherme, amigo e braço direito do Mestre Irineu. Hinário pequeno mas de grande brilho e importância para a doutrina do Santo Daime.

Germano Guilherme

 

Palestra esclarecimento novatos e curiosos

NESTA SEGUNDA FEIRA DIA 14 DE MARÇO DE 2015 ESTAREMOS REALIZANDO UMA PALESTRA PARA NOVATOS E CURIOSOS NO IDEA ( Integração e Desenvolvimento Espelho D’água na rua Barão do Cerro Largo 767 – Menino Deus)

HORA: 19 HORAS

Pedimos a todos que forem levar novatos para a Concentração que participem desta reunião de esclarecimentos e preparatória.

Wilton George Souza

CALENDÁRIO MARÇO/2016

calendário de março já está disponível.

Centro de Harmonia, Amor e Verdade Espiritual

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas